Vamos nos conectar a energia dos Guardiões das Matas, aos Exu e Pombagiras que trabalham na linhagem da mata, louvando Maria Mulambo da Figueira, seu Pantera Negra e todo povo do Mato.
Mulambo da Figueira é uma poderosa feiticeira, curandeira, conhecedora dos feitiços e magias que são utilizados para proteção de quem ela protege ou de quem a procura. Alguns acham que seu nome está ligado a maltrapilhos, pobreza ou algo pejorativo, mas é aí que se enganam, pois Maria Mulambo é símbolo de conhecimento, sabedoria, e nobreza. As Pombagiras que carregam o nome de figueira, estão ligadas aos antigos cultos pagões, tendo conexão direta com a magia e feitiçaria.
Os guardiões das mata são considerados os Exus e Pombagiras do Mato, em algumas culturas são chamados de caboclos quimbandeiros. São chefiados pelo Exu Rei das Matas e a Pombagira Rainha das Matas, que lidera todos Exus e Pombagiras que trabalham na floresta, tendo seu ponto de força firmado em matas fechadas ou a beira de lagos circundados por verde. Tabalham na linha da cura e bradam por justiça, são feiticeiros, conhecedores dos mistérios da magia, dos segredos das ervas, raízes, sementes, folhas e frutos.
Vamos embarcar nesta jornada nos mistérios das matas, pela força dos guardiões que vem limpando, purificando, quebrando as demandas, e trazendo muito Axé para as nossas vidas, firmando nossos passos no caminho da evolução e do desenvolvimento humano.